Palestrantes do Seminário

Conheça nossos especialistas que compartilharão conhecimento em tecnologia assistiva, trazendo prática inovadoras e experiências enriquecedoras para todos os participantes

Palestrantes Convidados

Visualize abaixo os especialistas na área e que farão parte dessa experiência incrível.

Fernanda Cristina Falkoski
Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; especialista em Neuroeducação e Educação Especial Inclusiva pela Faculdade Metropolitana do Planalto Norte - FAMEPLAN; licenciada em Letras - Habilitação Português pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS; e possui formação no curso Normal de nível Médio-Magistério pelo Colégio Santa Catarina. Formadora dos cursos de Guia-Intérprete e Instrutora Mediadora para pessoas com surdocegueira e deficiência múltipla sensorial. Desenvolve trabalhos sobre educação de pessoas com surdocegueira, deficiência múltipla sensorial, surdez, TEA, aquisição de linguagem e língua, alfabetização, letramento e comunicação. Tem experiência da educação infantil até a pós-graduação.



Doutor em Ciências da Saúde e coordenador da Especialização em Cuidados Paliativos com ênfase na APS Ensp/Fiocruz Fisioterapeuta do Inca/MS.

Mestre em Ciências Biológicas, Especialista em Gestão em Saúde Pública, Administração Escolar e em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Visual. Professor do Magistério Federal do Instituto Benjamin Constant- MEC.




Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, desenvolve atividades na educação em cursos de graduação da mesma instituição. Coordenadora o Grupo de Estudo e Pesquisa em Política de Educação Superior/Mariluce Bittar - GEPPES/MB. É Bolsista Produtividade Fundect/CNPq.





Graduado em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS, 2016) e doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, 2021). Atua como gestor de ações sociais na Secretaria de Assistência Social e dos Direitos Humanos de Mato Grosso do Sul (SEAD), professor de pós-graduação nas áreas de inclusão e Tecnologias Assistivas, e técnico no Laboratório de Pesquisas em Educação Especial, Acessibilidade e Inclusão (LAPIS/UEMS).
Sou Graduada em Pedagogia - Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1986), com Mestrado em Educação pela Universidade Católica. Pós doutoranda em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), com sólida formação acadêmica e experiência profissional em Educação. Possuo doutorado e mestrado em Educação pela UCDB, além de ter cursado mestrado tipo Sanduíche na Universidade of Manitoba, Canadá. Tenho especialização em Psicopedagogia pela UCDB e em Atendimento Educacional Especializado pela UFC/MEC. Sou graduada em Pedagogia pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMAT).Atuei como professora da Universidade Católica Dom Bosco desde 2012, lecionando em cursos de graduação e pós-graduação. Fui coordenadora de cursos de pós-graduação e especialização na mesma instituição. Além disso, sou técnica de Educação pela Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (MS) desde 1992 e coordenadora pedagógica do PROJOVEM Trabalhador (2013).Participo de grupos e associações relevantes em minha área de atuação, como o Grupo de Estudo e Pesquisas sobre a Docência na Infância GEPDI (UCDB), a Associação Canadense de Estudos Latino-Americanos e do Caribe (ACELAC), o Comitê Gestor do Fórum Permanente de Educação Infantil do MS- FORUMEIMS e o Fórum Estadual de Educação Especial, representando a Universidade Católica Dom Bosco. Atualmente sou coordenadora do Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva da REME, Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande- MS, 2025. Minhas áreas de atuação incluem Educação Infantil, Educação Especial e Educação Superior.


Mestra em Educação (UERGS,RS) Especialista em Educação Especial (Unisinos, RS). Possui graduação em Pedagogia (FACCAT, RS). - Atualmente é professora de AEE (Atendimento Educacional Especializado) no Colégio Santa Teresinha (Rede Notre Dame) e nas Faculdades de Taquara (FACCAT). Atuou como Docente Orientadora do Programa Residência Pedagógica pela FACCAT (Edital 2022-2024). Tem experiência na área de Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: AEE, Libras, Surdez/Deficiência Auditiva, Autismo, Cegueira/Baixa Visão, Braille. Já atuou como intérprete de Libras, foi membro do Conselho da Pessoa com Deficiência e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (COMUDICA) de Igrejinha/RS. Foi voluntária como contadora de histórias no Projeto Viva e Deixe Viver.



Mestre em Ciências Biológicas, Especialista em Gestão em Saúde Pública, Administração Escolar e em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Visual. Professor do Magistério Federal do Instituto Benjamin Constant- MEC.
Graduada em Letras, Especialista em Educação Especial - UESC e Avaliação Educacional - UNEB, Mestre em Educação e Diversidade - UNEB, sou Sócia ABPEE - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, Sócia ANDEE Associação de Docentes em Educação Especial, Portugal. Diretora Administrativa da APAE de Jacobina, mãe de um adulto com deficiência intelectual.
Alessandro augusto Guerra Junior
Jefferson Florêncio Silva do Santos
Isaque Henry Moura Cruz
Pós-doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2020) e em Educação pela Universidade de Brasília (2007). Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP (1997), mestre em Educação pela UFMS (1991), especialista em Métodos e Técnicas de Ensino pela UCDB (1987), licenciada e graduada em Psicologia pela UCDB (1983/1984). Professora titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com experiência em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, avaliação psicológica, educação especial, deficiência intelectual e educação inclusiva. Coordenou a Divisão de Acessibilidade da UFMS (2013–2016) e o Programa de Pós-graduação em Psicologia da mesma instituição (2018–2022). Foi presidente da ABRAPEE (2018–2020) e integra sua diretoria desde 2020. Membro da Comissão Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (CNEEPEI), coordena o grupo de pesquisa "Desenvolvimento Humano e Educação Especial" (CNPq) e integra o GT "Subjetividade, Ensino e Aprendizagem" da ANPEPP.


Deolinda M. L. D. Rasteiro licenciou-se em Matemática pela Universidade de Coimbra em 1992, realizou em 1997 o mestrado em Estatística e Investigação Operacional na Universidade de Lisboa, e em 2006 obteve pela Universidade de Aveiro o doutoramento em Matemática na área de Otimização em Redes. É Professora Coordenadora no ISEC, onde foi vice-presidente de 2006 a 2010. Leciona Métodos Estatísticos, Matemática Aplicada e Métodos de Apoio à Decisão. Atualmente é presidente do Grupo de Matemática do SEFI e corresponsável pelo Grupo de Matemática da SPEE (Sociedade Portuguesa de Ensino de Engenharia). É coautora de mais de 60 artigos nas áreas de Matemática Aplicada e de Ensino de Matemática, pois a investigação de novos métodos para apresentar a Matemática aos alunos tem sido a sua prioridade nos últimos anos. Foi responsável pelo projeto Erasmus+ Rules_Math no IPC/ISEC, e é, também no IPC/ISEC, atualmente responsável pelos projetos Erasmus+: MATH-DIGGER (MATHematics DiGital Escape Rooms) e G.I.R.L.S. – Geração para Inovação, Resiliência, Liderança e Sustentabilidade.


Professor de Educação Física e Pedagogia, Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e atua como técnico do Laboratório de Pesquisas em Educação Especial, Acessibilidade e Inclusão (LAPIS/UEMS). Pesquisador e militante em prol da inclusão das pessoas com deficiência, possui artigos publicados em revistas e livros nacionais e internacionais. Pai de criança com autismo, é autor do livro “A Familía Colorê.”