Seminário de Tecnologia Assistiva




Sobre o projeto:
O foco do projeto é ampliar a discussão sobre os avanços em tecnologia assistiva, por meio de palestras e demonstrações, reunindo profissionais capacitados e especialistas no tema em questão para compartilhar experiências e inovações. Sabe-se que a tecnologia avança a todo momento e nada mais justo que a inclusão se desenvolva também. Portanto, projetos sobre inovações tecnológicas, que visam viabilizar a inserção de pessoas com deficiências na comunidade, são de extrema importância para contribuir com a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa.
O projeto contará com mais de xx palestrantes e xx participantes
29 +
200 +
Palestrantes
Participantes
Voltada Para a Educação nos Tempos de Inteligência Artificial
O que é tecnologia assistiva?
A Tecnologia Assistiva (TA) é uma área do conhecimento, multidisciplinar, que abrange um conjunto de recursos e serviços para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou idosas. Seu foco é promover a autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
O conceito de Tecnologia Assistiva, segundo a Lei Brasileira de Inclusão (Estatuto da Pessoa com Deficiência), é "produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social".
Sua finalidade é eliminar barreiras, sejam elas físicas, digitais ou comunicacionais, que impedem ou dificultam a participação plena do individuo na sociedade.
Quais são os objetivos da Tecnologia Assistiva?
Promover a autonomia e a independência: Permitir que as pessoas realizem atividades diárias sem depender de terceiros.
Melhorar a qualidade de vida: Proporcionar mais conforto, segurança e bem-estar.
Facilitar a inclusão: Garantir o acesso à educação, ao trabalho, ao lazer e a outros espaços sociais.
Ampliar habilidades funcionais: Compensar limitações e potencializar as capacidades da pessoa.